Toyota GR Corolla Forum - Ownership Discussion banner

Solução para pneu sobresselente nº 2: Pneu sobresselente tipo donut

1 reading
75K views 215 replies 57 participants last post by  snowrx  
#1 · (Edited)
****ATUALIZAÇÃO: Veja uma breve visão geral de AMBAS as soluções de pneu sobressalente aqui:

OK, eu fiz o tópico sobre o uso do pneu sobressalente dobrável de um Maserati, que funciona bem, mas não cabe bem no porta-malas e é melhor guardado atrás de um dos bancos dianteiros.

A longo prazo, eu queria usar um pneu sobressalente tipo donut que coubesse no porta-malas. Eu comprei um, e parece caber. Aqui estão os detalhes.

Para a roda, acabei usando uma roda sobressalente 18x4 de um Rav4 Prime. Claro, o pneu sobressalente do Rav4 é muito alto, então eu o substituí por um Yokohama 135/70-18 - esse tamanho tem praticamente a mesma altura dos pneus GR normais.

(Edição: Para kits completos que incluem uma roda sobressalente, pneu, macaco e chave de roda, consulte a postagem nº 2 para dois fornecedores de kits completos de pneu sobressalente.)

Parece que o pneu cabe bem onde a espuma está agora. Tem mais ou menos a mesma altura.

Eu terei que construir alguma estrutura para mantê-lo no lugar e prender o macaco, a bomba de ar, a chave de roda, etc.
.
Image

Image

Image

Image

Image

#2 · (Edited)
Embora eu tenha usado uma roda sobressalente OEM da Toyota e comprado um pneu separado para montá-lo, existem dois fornecedores de kits completos de pneus sobressalentes para nossos carros (pneu sobressalente montado na roda, mais chave de roda e macaco) que provavelmente seriam bons.

(Observação: não tenho experiência com nenhum deles.)

Ambos mostram 125/70-18 para o tamanho do pneu, que é muito próximo em diâmetro de nossos pneus, apenas 1/2" menor. Mas tenho certeza de que seria bom e caberia mais facilmente no porta-malas.

AQUI ESTÃO DOIS FORNECEDORES, UM USA RODA DE LIGA LEVE, UM USA RODA DE AÇO. AMBOS DEVEM PROVAVELMENTE FUNCIONAR.

.
.
ABAIXO ESTÁ O TERCEIRO FORNECEDOR - NÃO RECOMENDADO POR MIM: Há um terceiro fornecedor, EZ-Spare, mas eu não gosto de suas rodas com padrão de parafuso "universal".
ATUALIZAÇÃO: Uma pessoa experimentou o ezspare e disse que os parafusos não encaixavam corretamente.

#3 ·
#6 ·
A Car and Driver testou como um pneu sobressalente afeta o desempenho - os resultados são realmente impressionantes.
.
Trabalhei em uma oficina evo por alguns anos e tínhamos uma pilha de sobressalentes que sobraram (conversões de carros de corrida, etc.) Uma noite, depois de algumas cervejas, o estagiário/assistente da oficina sugeriu colocar 4 sobressalentes da pilha em um de nossos carros pessoais. Isso não só proporcionou uma ótima diversão de burnout/donut AWD, mas também teve um efeito notável na resposta e na potência. Tanto que prendemos no dinamômetro para ver se estávamos imaginando ou se o carro estava realmente mais rápido em cortadores de pizza.

O torque não mudou muito, mas o carro produziu mais HP. No final, foi uma diferença muito pequena para atribuir apenas às rodas, pois a mesma variação poderia ter sido produzida por temperaturas/pressões dos pneus, aperto da correia do dinamômetro, etc.

Pessoalmente, acho que o principal fator foi que os sobressalentes são inflados para mais de 50 psi, o que, juntamente com o perfil estreito, leva à redução da resistência ao rolamento. (pense em andar de bicicleta com pneus com pressão abaixo ou acima do ideal) O carro pode não gerar mais potência e estava muito limitado pela tração para ir mais rápido, mas com certeza parecia mais rápido.

#5 ·
Talvez alguém apareça no mercado de reposição fazendo espuma de substituição para a parte de trás com uma provisão para o donut.
Eu provavelmente vou cortar minha espuma e ver se isso pode funcionar.

#8 ·
Eu não sou muito experiente em coisas de transmissão... Que tipo de desgaste adicional podemos esperar no sistema GR-Four ao usar um estepe?
Se o estepe tiver o mesmo diâmetro dos outros pneus, não haverá absolutamente nenhum efeito nos diferenciais, etc.

#11 · (Edited)
Mais uma vez, o tamanho do pneu donut 135/70-18 que estou usando (e recomendo) tem praticamente o mesmo diâmetro dos pneus GR originais 235/40 e 245/40.

#13 · (Edited)
Ok, então teríamos que pegar o estepe do RAV4 e depois pegar e montar um pneu 135/70 nele?
Leia a postagem nº 2, eu a reescrevi e incluí mais detalhes.

#16 · (Edited)
Incrível, obrigado por experimentar e compartilhar. É louco o quanto de espaço tem ali embaixo. Você pode mostrar uma foto com seu estepe lá dentro com o assoalho do porta-malas fora? Obrigado.
EDIT: Eu excluí o vídeo antigo original nesta postagem, veja a postagem #25 para obter os detalhes de instalação finalizados e o vídeo atualizado.

#17 ·
Obrigado por isso. Excelente oportunidade para um “kit” com roda/pneu sobressalente, ferramentas e uma nova bandeja de espuma para manter as coisas no lugar. O subwoofer ainda pode ser feito, basta montá-lo no lado direito e usar o espaço extra ali para o volume da caixa. Um woofer de 8“ utilizando o espaço sob o chão, que é um espaço morto, seria o ideal.

Temos que esperar para ver se alguém aceita os dois.

#19 · (Edited)
Serve bem sobre os travões dianteiros grandes.

Cerca de 3/16" entre a face da pinça e a superfície interna dos raios da roda, e talvez 3/8" ou mais entre a pinça e o interior do aro/barril.

A jante Toyota que usei era de um Rav4 Prime e originalmente tinha um pneu alto 165/90-18. Estava marcada como 18x4T 10. (Suponho que 10 seja o offset.)

Parece que esse tamanho de pneu sobressalente é usado em outros Toyotas, mas não tenho certeza se esses outros carros usam a mesma roda.

Parece que a coisa mais fácil e segura a fazer é comprar um dos kits de reposição que incluem tudo e foram testados para caber no carro.

#20 ·
Chegando lá. Acho que o macaco, a chave de roda, etc., caberão todos em uma bolsa acolchoada sob o pneu.

Na frente, a parte superior do pneu é na verdade um pouco mais baixa do que a espuma, vou adicionar um espaçador de madeira para levantar o pneu para que ele suporte o painel de cobertura preto frágil.

Adicionarei uma cinta de amarração e provavelmente terminarei amanhã - adicionarei mais detalhes então.

#22 ·
Chegando lá. Acho que o macaco, a chave de roda, etc., caberão todos em uma bolsa acolchoada sob o pneu.

Na frente, a parte superior do pneu é na verdade um pouco mais baixa do que a espuma, vou adicionar um espaçador de madeira para levantar o pneu para que ele suporte o painel de cobertura preto frágil.

Vou adicionar uma cinta de amarração e provavelmente terminarei amanhã - adicionarei mais detalhes então.
Olá Toyota? Eu tenho sua atenção? Veja o que este homem está fazendo? É assim que o carro deve sair da fábrica.
Rosquinha esculpida na espuma com ferramentas essenciais para lidar com um pneu furado ou estourado, ou uma roda danificada.

Essa moda de não ter estepe é irritante.

#24 ·
Agora eu queria não ter comprado a opção #1...
Ei, eu avisei!

A roda sobressalente dobrável da Maserati é a solução mais fácil e funciona muito bem. Fiquei feliz por tê-la em minha recente viagem para a Carolina do Norte e volta.
.
Image

#25 · (Edited)
OK, finalizado!

Aqui está a espuma de 1" que usei em alguns pontos para levantar o pneu (tenho certeza de que este tipo de espuma também está disponível em outras fontes.) Rockler Foam Organizer Sheet

Usei esta cinta de amarração da Amazon. Amazon.com

Esta é a bolsa redonda que pretendo usar para guardar as ferramentas sob a roda. Amazon.com

Aqui está um vídeo da instalação concluída com mais detalhes.

Editar: Assista a este vídeo, mas também veja algumas atualizações na postagem nº 43.

#37 ·
OK, terminado!

Aqui está a espuma de 1" que usei em alguns pontos para levantar o pneu (tenho certeza de que este tipo de espuma também está disponível em outras fontes.) Rockler Foam Organizer Sheet

Usei esta cinta de amarração da Amazon. Amazon.com

Esta é a bolsa redonda que pretendo usar para guardar as ferramentas sob a roda. https://www.amazon.com/gp/product/B088NHLWW6

Aqui está um vídeo da instalação concluída com mais detalhes.

Gosto muito do design recortado para o pneu sobressalente. No entanto, tenho uma pergunta. O que acontece se você levar o carro para a revisão um dia e um técnico curioso decidir dar uma espiada sob o assoalho do porta-malas? Eles podem anular a garantia do carro por esse tipo de modificação? A Toyota se importa se você cortar a espuma que segura o kit de reparo de pneus? Se sim, eu preferia deixar o estepe no assoalho do porta-malas e mantê-lo no lugar com o engate da cadeirinha no assento esquerdo e central com um gancho de reboque.

#31 ·
Se você pudesse colocar a roda virada para baixo, pode ser mais fácil prender as ferramentas dentro. (Como uma tigela)
Eu acho que os raios se projetam um pouco, mas vou tentar isso hoje. Provavelmente também precisaria adicionar um painel rígido em cima da "tigela" para suportar o painel frágil do porta-malas.

Também encontrei esta bolsa maior, provavelmente será um ajuste melhor.

https://www.amazon.com/dp/B07DDPFFF1

#33 ·
OK, eu fiz o tópico sobre o uso do pneu sobressalente dobrável de um Maserati, que funciona bem, mas não cabe bem no porta-malas e é melhor guardado atrás de um dos bancos dianteiros.

Em longo prazo, eu queria usar um pneu sobressalente donut que coubesse no porta-malas. Eu comprei um, e parece caber. Aqui estão os detalhes.

Para a roda, acabei usando uma roda sobressalente de 18" de um Rav4 Prime. Claro, o pneu do Rav4 é muito alto, então eu o substituí por um Yokohama 135/70-18 - esse tamanho é praticamente a mesma altura dos pneus GR normais.

(Edição: Para kits completos que incluem uma roda sobressalente, pneu, macaco e chave de roda, consulte a postagem #2 para dois fornecedores de kits completos de pneus sobressalentes.)

Parece que o pneu cabe bem onde a espuma está agora. Tem mais ou menos a mesma altura.

Eu terei que construir alguma estrutura para mantê-lo no lugar e prender o macaco, a bomba de ar e a chave de roda, etc.
.
View attachment 8187

View attachment 8188

View attachment 8192

View attachment 8193

View attachment 8194
Maneira inteligente e engenhosa de guardar o pneu....

#35 ·
Boas notícias - o pneu cabe com os raios para baixo, como @Snowman sugeriu - e com a bolsa redonda maior que encomendei, acho que até o macaco vai embalar e caber no centro da roda.

Postarei os detalhes em um ou dois dias.